A Fitch Ratings reafirmou os IDRs (sigla em inglês para Probabilidade de Inadimplência do Emissor) de longo prazo em moeda estrangeira e local da Suzano (SUZB3) em ‘BBB-‘. Já em relação ao rating nacional de longo prazo, a agência reafirmou em ‘AAA(bra)’. A perspectiva do rating é estável.
Leia também
Os ratings refletem a posição da empresa no mercado de celulose e o “forte” perfil de negócios como produtora de celulose de baixo custo, segundo avaliação da agência.
“A classificação também incorpora sua posição como líder na produção de papéis e cartões para imprimir/escrever e sua crescente presença no mercado de tissue no Brasil”, afirmou a Fitch.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Somado a isso, a forte posição de liquidez da empresa e o confortável cronograma de amortização da dívida também são levados em consideração nos ratings.
Já a perspectiva estável reflete, segundo a Fitch, a expectativa de que a alavancagem líquida da Suzano permanecerá em torno de 3,5 vezes em 2024. “Enquanto isso, a empresa finaliza os investimentos no projeto Cerrado e reduzirá alavancagem no futuro, apoiada por uma forte geração de fluxo de caixa operacional.”
Em relação a dívida líquida da companhia, a agência estima que o valor deve permanecer em torno de US$ 12 bilhões até 2024, com redução nos anos seguintes.