Publicidade

Tempo Real

Fundo imobiliário se despede da B3 hoje. Como ficam os investidores?

Encerramento das negociações na Bolsa faz parte do processo de incorporação com outro fundo

Fundo imobiliário se despede da B3 hoje. Como ficam os investidores?
Cotas do fundo BCFF11 deixarão a B3. Foto: Adobe Stock

O BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11) tem seu último dia de negociação na B3 nesta sexta-feira (18). A despedida acontece como parte do processo de incorporação por outro fundo: o BTG Pactual Hedge Fund (BTHF11), que também conta com a administração e a gestão do BTG Pactual.

A proposta foi aprovada em Assembleia Geral de Cotistas realizada no começo de setembro. O movimento de fusão tem o objetivo de fortalecer a capacidade de investimento e otimizar a gestão de ativos, transformando o BCF11, então FOF (fundo de fundo), em um FII multiestratégia, que pode ter a propriedade de quaisquer ativos ligados ao setor imobiliário.

Com o encerramento do BCFF11, os seus cotistas passarão a ser alocados no BTHF11. Os investidores devem informar, entre 19 de outubro e 12 de novembro deste ano, os custos médios históricos de aquisição de suas cotas à administradora do fundo, que fará o tratamento tributário.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Não obstante, frisa-se, que o não recebimento pela administradora da declaração de Custo Médio do Cotista poderá implicar no recolhimento de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) em valor superior ao que eventualmente seria devido pelo cotista”, destacou o BTG em comunicado.

O processo de informar o custo médio deverá ser realizado por meio do Portal do Investidor. Caso o cotista ainda não tenha acesso, ele poderá solicitar pelo campo “Primeiro acesso?”, disponível na página inicial do Portal. O BTG elaborou um passo a passo completo explicando o procedimento, que pode ser acessado neste link.

Qual é o impacto para os investidores?

De acordo com o cálculo feito pelo BTG, no dia 13 de novembro, os cotistas receberão 8 cotas do BTHF11 para cada 10 cotas do BCFF11 que possuíam ao fim do pregão desta sexta-feira (18). Frações que restarem serão reagrupadas e leiloadas, para compensação posterior aos investidores.

Além disso, a gestão fará uma distribuição antecipada de dividendos aos cotistas que detiverem posição do BCFF11 no fechamento desta sexta-feira. Os valores de R$ 0,07 por cota deverão ser pagos em 25 de outubro. Vale lembrar, no entanto, que o repasse corresponde ao rendimento de competência de outubro — ou seja, não haverá outra distribuição no mês seguinte.

Diante da fusão com o BCFF11, as cotas do BTHF11 passarão a ser negociadas em Bolsa, o que está previsto para ocorrer a partir de 18 de novembro deste ano.