Seis a cada dez investidores institucionais nos Estados Unidos têm perspectiva de que criptoativos vão se valorizar nos próximos 12 meses, de acordo com pesquisa da exchange Coinbase. Em mesmo levantamento realizado em 2022, eram apenas 8% os que acreditavam na alta no ano que viria – a realidade é que o bitcoin, principal dos ativos cripto, subiu 110% no período. A pesquisa ouviu 250 tomadores de decisão do mercado financeiro nos Estados Unidos entre outubro e novembro.
Leia também
Neste ano, 64% dos entrevistados que já estão em cripto responderam que devem aumentar exposição ao segmento nos próximos três anos. Nenhum pretende diminuir sua alocação. Entre os que não têm cripto na carteira, 45% consideram fazer investimentos iniciais no período.
Diante da comparação com outras 14 classes de ativos, os institucionais americanos colocaram criptoativos como a terceira melhor em termos de risco ajustado ao retorno para o ciclo de agora até 2026. As maiores oportunidades são vistas em investimento essencialmente em empresas que ainda não são listadas em bolsa (private equity), seguida por ações nos EUA.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para além dos investimentos, os gestores enxergam a tecnologia blockchain, base tecnológica da criptoeconomia, como potencialmente transformadora para setores das finanças. Mais de 70% acham o blockchain mais rápido e seguro que o sistema de pagamentos convencional – vale lembrar que os EUA não têm uma tecnologia como o PIX brasileiro. Além disso, 66% dos entrevistados consideram que a tecnologia vai substituir os sistemas de liquidação financeira atuais.