Últimas notícias

Glencore vai retornar US$2,8 bilhões a acionistas em 2021

A Glencore reduziu sua dívida para 10,6 bilhões de dólares, ante 15,8 bilhões de dólares ao final de 2020

Foto: Pixabay

(Reuters) A Glencore irá retornar 2,8 bilhões de dólares a acionistas em 2021, após um salto em preços de commodities ter ajudado a empresa de mineração e trading a registrar uma performance recorde nos seis primeiros meses do ano, informou a companhia nesta quinta-feira, 5.

A empresa listada na bolsa de Londres se junta às rivais Rio Tinto e Anglo American ao anunciar uma bonança de pagamentos após lucros recordes no primeiro semestre, impulsionados por uma recuperação na demanda por commodities.

“Após os graves impactos globais da Covid-19 no início de 2020, a recuperação econômica subsequente fez com que os preços da maioria de nossas commodities atingissem máximas de vários anos”, disse o CEO da Glencore, Gary Nagle, que assumiu o comando da empresa em julho.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Contanto que os preços das commodities se mantenham e a dívida líquida permaneça sob controle, a Glencore poderá ampliar ainda mais os pagamentos, acrescentou o diretor financeiro da companhia, Steven Kalmin.

A Glencore reduziu sua dívida para 10,6 bilhões de dólares, ante 15,8 bilhões de dólares ao final de 2020.

As cifras ficaram dentro da meta de 10 bilhões a 16 bilhões de dólares que a companhia havia afirmado que precisava atingir antes de aumentar o pagamento de dividendos. Em fevereiro, a empresa recomendou uma distribuição total de 1,6 bilhão de dólares; agora, acrescentará mais 1,2 bilhão de dólares.

O lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) da Glencore avançou 79% nos seis meses encerrados em junho, para um recorde de 8,7 bilhões de dólares, versus 4,8 bilhões um ano antes. O resultado ficou amplamente em linha com o consenso dos analistas.