O resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), abaixo do consenso de mercado e com desaceleração a 0,41%, pode ser explicado pelas promoções da Black Friday e resultados mais baixos de alimentação e produtos industrializados. A avaliação é do Goldman Sachs, divulgada em relatório.
Leia também
“Em comparação com o resultado de outubro, a desaceleração de novembro foi impulsionada em grande parte por serviços e bens industriais“, escreve o economista Alberto Ramos, que aponta que os serviços desaceleraram a 0,13%, beneficiados pela queda das passagens aéreas, mas os serviços subjacentes registraram alta de 0,50%.
De uma forma geral, a dinâmica da inflação subjacente ainda é desafiadora, na avaliação do Goldman Sachs, “dadas as pressões ainda disseminadas sobre a inflação básica e de serviços em um cenário de aperto no mercado de trabalho, a expectativa de deterioração do mix de políticas macro e micro e uma grande expansão fiscal em 2023 – e possivelmente além de 2023 -, além de uma nova tendência ascendente do câmbio em 2023”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos