A Receita Federal revelou que foi criado um novo golpe envolvendo a declaração do Imposto de Renda 2023. Em uma nota oficial no site da instituição, o governo informou que criminosos tentam atrair as vítimas por meio de e-mails sobre um suposto erro na declaração anual. Saiba quais são os sinais do golpe:
A Receita Federal informou que os golpistas estão usando indevidamente o nome da instituição para dar credibilidade ao golpe. Os criminosos enviam e-mails e mensagens informando que teriam sido identificados erros nas declarações e que o contribuinte deve fazer as correções até 31 de maio.
Então, o e-mail traz um link para o usuário clicar e ir para um arquivo PDF com os supostos erros. Ao clicar no link e preencher seus dados, as pessoas podem fornecer suas informações pessoais para os golpistas ou instalar programas suspeitos no computador.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Assim, a Receita Federal emitiu um alerta para avisar aos contribuintes que não faz contato por e-mail ou por mensagens de texto para solicitar correções nas declarações de Imposto de Rendas e também não solicita que as pessoas cliquem em links.
Para conscientizar os brasileiros, a Receita Federal fez uma lista com quatro itens para ficar atento em possíveis golpes. “1 – Desconfie de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda. 2 – Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcionar você a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais em seu dispositivo. 3 – Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário. 4 – Verifique sempre a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal. Lembre-se de que a Instituição utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site institucional como canais seguros de comunicação“, informaram.
Como saber se caiu na malha fina do Imposto de Renda?
Depois de enviar a declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal, o contribuinte passará por uma análise interna para verificar a veracidade dos dados fornecidos.
Publicidade
Nesta análise, o contribuinte pode cair na conhecida ‘malha fina’, que é quando a instituição aponta os erros na declaração do Imposto de Renda. Caso sejam encontrados erros entre o que o contribuinte declarou e as informações fornecidas pelas empresas e prestadores de serviço, o brasileiro deve fazer as correções.
A forma de descobrir se você caiu na Malha Fiscal (ou Malha Fina) é acessar o e-CAC por meio do site da Receita Federal, ir na aba Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF), clicar em Processamento e também em Pendências da Malha. Neste item, o contribuinte pode verificar os possíveis erros e fazer a retificação da declaração.
Vale lembrar que a restituição do imposto de renda só é paga quando a declaração não tem pendências.