Últimas notícias

Receita Federal alerta sobre novo golpe no IR 2023

Golpistas têm enviado links maliciosos aos contribuintes por e-mail

Receita Federal alerta sobre novo golpe no IR 2023
Prédio da Superintendência da Receita Federal. (Foto: Agência Brasil)

A Receita Federal divulgou nesta sexta-feira (26) um alerta sobre um novo golpe relacionado ao Imposto de Renda 2023. Golpistas têm utilizado o nome do órgão e enviado links maliciosos aos contribuintes para obter informações pessoais.

Com a chegada da data limite para o envio do documento (dia 31 de maio), casos assim têm se tornando mais frequentes. Por e-mail, as vítimas recebem uma informação de que foram identificados erros em suas declarações e de que é necessário corrigi-los até o prazo final para entrega.

Para dar veracidade às alegações, os golpistas disponibilizam um link malicioso, afirmando conter, em um arquivo no formato PDF, informações detalhadas para a correção dos erros. No assunto da mensagem, utilizam a sigla IRPF e se referem às possíveis vítimas como “contribuintes”, termo normalmente utilizado pela Receita Federal.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ao clicar nesse tipo de link, as pessoas podem correr o risco de expor suas informações fiscais, cadastrais e financeiras. Programas que causam danos ao computador ou que capturam dados sensíveis também podem ser instalados nesses casos.

A Receita enfatiza que não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links, já que seu canal oficial é o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). O órgão orienta que os contribuintes não abram arquivos anexados, links ou e-mails de origem desconhecida.

Imagem de uma tentativa de golpe:

Foto: Receita Federal

Para saber se a sua Declaração está em malha fina, o contribuinte deve acessar o e-CAC, selecionar a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e, na aba “Processamento”, escolher o item “Pendências de Malha”. Nesse espaço, ele também vai conseguir entender o motivo pelo qual o documento está passando pela análise mais aprofundada da Receita.