Últimas notícias

Governo quer usar dinheiro de investidores para financiar BNDES

Previsão indica que caixa do banco de desenvolvimento pode engordar R$ 10 bilhões por ano

Governo quer usar dinheiro de investidores para financiar BNDES
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, durante cerimônia de posse da instituição. FOTO: PEDRO KIRILOS / ESTADÃO
  • O governo federal enviou ao Congresso Nacional na última sexta-feira (22) um projeto de lei para a criação da Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD)
  • O ativo será instrumento de captação incentivada para bancos de desenvolvimento, similar ao que ocorre com LCA e LCI
  • Vale lembrar que todas essas aplicações são isentas de Imposto de Renda (IR) e o LCD deve seguir os mesmos moldes

O governo federal enviou ao Congresso Nacional na última sexta-feira (22) um projeto de lei com propostas para reforçar a capacidade de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entre as medidas, uma diz respeito à criação da Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD), título que deve funcionar de forma semelhante à Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e à Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).

Em março deste ano, Nelson Barbosa, diretor de Planejamento do BNDES e ex-ministro da Fazenda, já havia antecipado a novidade ao jornal Folha de S. Paulo. Na ocasião, ele explicou que pessoas físicas também teriam a possibilidade de investir no título, pois a LCD estaria disponível nas plataformas de diferentes bancos para concorrer com outros produtos.

Segundo estimativa do BNDES, o ativo deve acrescentar R$ 10 bilhões por ano em financiamentos destinados ao desenvolvimento. Além disso, a medida busca diminuir a dependência do Banco em relação aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), funcionando como um instrumento de captação de recursos para o BNDES.

A expectativa é de que a LCD siga os moldes da LCA, da LCI e das debêntures de infraestrutura no que diz respeito ao benefício tributário. Vale lembrar que todas essas aplicações são isentas de Imposto de Renda (IR). Para dar ampla transparência ao uso do instrumento, a proposta do governo ainda prevê a publicação de relatórios anuais de prestação de contas e de avaliações de impacto sobre os projetos apoiados com recursos captados pela LCD.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos