Sede do Grupo Pão de Açúcar (GPA): ações PCAR3 dispararam após avanço da família Coelho Diniz no capital votante e pedido de AGE para renovar o conselho. (Foto: Adobe Stock)
As ações do Grupo Pão de Açúcar (GPA, com ticker PCAR3) abrem a semana em forte alta e lideram os ganhos do Ibovespa nesta segunda-feira (25). Às 11h48, os papéis subiam 5,57%, com cotação a R$ 3,41, refletindo a repercussão positiva do mercado após a notícia de que a família Coelho Diniz ampliou sua fatia no capital votante da varejista.
O GPA informou, na noite de domingo (24), que os empresários André Luiz, Alex Sandro, Fábio, Henrique Mulford e Helton Coelho Diniz elevaram a participação conjunta para 24,6% das ações ordinárias (ON) da companhia, consolidando-se como o maior acionista individual do grupo.
Na mesma correspondência, solicitaram a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para deliberar sobre a destituição integral do atual conselho de administração e a eleição de novos membros.
Segundo comunicado da companhia, a intenção dos acionistas é buscar:
Maior representatividade no conselho, proporcional à sua atual participação acionária, por meio da oportuna indicação de pessoas com qualificação técnica e reforço de competências específicas, em linha com os desafios vislumbrados para a companhia.
Ainda de acordo com o fato relevante, a varejista se comprometeu a convocar a AGE dentro do prazo legal e divulgará os documentos pertinentes “oportunamente”.
O movimento recebeu apoio unânime dos conselheiros atuais. Além da renovação do colegiado, a assembleia também deve deliberar sobre a escolha de novos integrantes para o conselho fiscal, após as renúncias de André Francez Nassar e Diego Xavier Mendes.
Vale lembrar que, na última sexta-feira (22), o GPA já havia aprovado a eleição de Rodolfo Costa Neves Francisco como membro do Comitê Financeiro e de Auditoria, em decisão alinhada ao mandato vigente do conselho.