“O BNDES está devendo uma pedalada para nós, ainda quero despedalar”, disse Guedes ao proferir palestra em evento organizado pela Associação da Classe Média (Aclame). O ministro evitou criticar o presidente do banco de fomento, Gustavo Montezano, a quem chamou de “extraordinário”, porém observou que a máquina não devolve recursos.
Durante o evento, Guedes repetiu também diversas vezes a avaliação de que o Brasil engatou um ciclo de crescimento – que, segundo ele, deve ser longo – dessincronizado do restante do mundo.
Em meio à campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) pela reeleição, o ministro repetiu ainda a empresários gaúchos que acompanharam o evento no teatro da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) a promessa de finalmente lançar a Carteira Verde Amarela para reduzir os encargos trabalhistas nas contratações.
Repetindo que os encargos trabalhistas são armas de destruição de empregos em massa, Guedes considerou que o governo precisa reduzir os impostos, “muito altos”, pagos pelas empresas.