“Observamos ao longo dos anos uma grande evolução no ecossistema de venture capital no Brasil, resultando em um ambiente com diversas histórias de sucesso envolvendo boas gestoras, bons empreendedores e compradores que geraram liquidez para os investidores vanguardistas. Isso cria um cenário favorável para um aumento da penetração de VC nos portfólios institucionais, o que nos entusiasma para iniciar essa jornada com Astella”, disse Guilherme Sousa, sócio da HMC Capital, em nota.
Lina Lisbona, responsável por captação de recursos e ESG na Astella, diz que a parceria da gestora com a HMC começa para o fundo “Journey V”. “Mas nossa visão primordial é estabelecer uma colaboração de longo prazo que abranja todos os nossos fundos flagship ‘Journey’, afirma.
Com investimentos em empreendedores brasileiros desde 2010, a Astella já realizou aportes em 58 empresas por meio de cinco fundos (Journey I-V), além de quatro veículos de investimentos dedicados, sendo responsável por liderar o investimento em empresas como a RD Station, maior venda de uma empresa de SaaS (sigla em inglês para “software como serviço”) na América Latina, adquirida pela TOTVS em 2020. Nos últimos 12 anos, os fundos ‘Journey’ da Astella alcançaram um retorno anual superior a 40%.