Últimas notícias

Ibovespa: oscilante, índice opera em baixa nesta sexta-feira

Ibovespa: oscilante, índice opera em baixa nesta sexta-feira
Foto: Werther Santana/Estadão

O Ibovespa opera em baixa nesta sexta-feira (03), às 14h, chegando aos 109.709,46 pontos, após cair de 0,39%.

Os investidores ainda devem continuar reproduzindo preocupações após o tom duro do Banco Central (BC) no comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) na quarta-feira. Após a manutenção da Selic em 13,75% ao ano, a maioria do mercado ainda espera corte dos juros no segundo semestre de 2023, mas esse montante diminuiu (de 64% para 55%)

Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.