O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (23), às 12h44, chegando aos 111.146,44 pontos, após alta de 0,85%. O índice sobe à espera de uma definição de quando será votado o novo arcabouço fiscal. O relator do texto, deputado Claudio Cajado (PP-BA), disse que fará alterações redacionais para esclarecer trechos que criaram ruídos.
“Olhando para essa questão envolvendo o arcabouço, existe a expectativa de se votar amanhã. A expectativa é boa, de aprovação. Só não se sabe qual texto será aprovado”, diz o estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus, em nota.
O índice também ignora o mau humor internacional, que é impulsionado pelo impasse nas discussões sobre o teto da dívida dos EUA. Ainda assim, o presidente dos EUA, Joe Biden, reiterou ontem que um calote da dívida da maior economia do mundo está “completamente fora da mesa”
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.