O Ibovespa opera em alta de 0,059% nesta sexta-feira (24), às 10h02, chegando aos 97.984 pontos, em meio ao exterior negativo. Em Nova York, influenciado pelos receios com o setor bancário, os índices futuros apontam para uma abertura em terreno negativo. Na Europa, indicadores reforçaram os temores com uma possível recessão, principalmente pela queda inesperada do Índice Gerente de Compras (PMI) da Indústria.
A sexta-feira deve apresentar mais um dia de volatilidade para os ativos domésticos à espera do arcabouço fiscal e afetado pelo mau humor internacional. A última sessão da semana se mostra, majoritariamente, negativa para as Bolsas no exterior. Em Nova York, em meio aos receios com o setor bancário, os índices futuros também apontam para uma abertura pessimista.
Como é calculado o Índice Bovespa?
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Colaboração de Luana Levasier
Publicidade