Últimas notícias

Ibovespa ganha fôlego e tenta interromper sequência histórica de perdas

Percepção de piora na crise na China esteve no radar

Ibovespa ganha fôlego e tenta interromper sequência histórica de perdas
O ibovespa é o principal índice da B3 (Foto: Envato Elements)

Contabilizando uma sequência histórica de 13 pregões consecutivos, o Índice Bovespa tem um pregão fraco nesta sexta-feira (18), alternando pequenas altas e baixas. O índice chegou a cair 0,49% nos primeiros minutos de negociação, mas passou a ensaiar uma recuperação a partir da alta de ações do setor financeiro e subiu até 0,29% no melhor momento até agora. No exterior, o sinal de baixa ainda predomina nas bolsas, em novo dia de aversão ao risco, diante da percepção de piora na crise na China.

No dia em que a gigante chinesa do setor de construção Evergrande pediu falência nos Estados Unidos, a China anunciou detalhes sobre como planeja implementar um pacote de medidas para fortalecer mercados acionários e de títulos no país, de forma a impulsionar a confiança do investidor. Entre elas, o país visa principalmente relaxar restrições para fundos, incluindo sobre regras para investimentos estrangeiros.

Os preços do minério de ferro fecharam em alta na china, mas o petróleo segue fraco, com os preços do barril perto da estabilidade nos futuros de Londres e Nova York. Por aqui, predomina a queda entre ações de commodities, como Petrobrás e Vale, que também são afetadas pelo vencimento do mercado de opções, que costuma trazer instabilidade aos papéis.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No cenário doméstico, as atenções se voltam a movimentações políticas em torno de reformas estruturais, que têm potencial para promover algum alívio aos ativos. O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019 na Câmara dos Deputados, afirmou que a reforma tributária aumentará a carga tributária em um primeiro momento. Porém, como a PEC pretende simplificar os impostos, elevará a formalização e, com isso, terá a possibilidade de reduzir a carga sobre o consumo em um “futuro próximo”.

“Na implantação, vamos ter aumento de base, acredito firmemente nisso. Teremos aumento da formalização, porque com simplificação, você também tem aumento de formalização, o que gera possibilidade de, em um futuro próximo, diminuir a carga sobre o consumo”, disse o deputado em um evento do Insper, em São Paulo.

O presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) afirmou que a meta é que o texto da reforma tributária comece a ser apreciado no Senado no início de outubro, após passar pela etapa de audiências públicas e discussões com governadores e prefeitos.

Às 11h309, o Ibovespa tinha alta de 0,12%, aos 115.120,01 pontos. Petrobrás ON e PN recuavam 0,41% e 0,48%, enquanto Vale ON perdia 0,50%. Por outro lado, Bradesco PN subia 0,60% e Magazine Luiza ON avançava 3,90%.