O Ibovespa opera em alta de 0,16%, aos 119.371,82 pontos na abertura do pregão desta quinta-feira (09). O principal direcionador do desempenho do índice é a aprovação da reforma tributária no Senado, por por 54 votos a 23.
O texto foi aprovado por cinco votos a mais do que o mínimo necessário (49 votos – o equivalente a 3/5 do Senado). Como a proposta teve alterações feitas pelos senadores, ela será encaminhada novamente à Câmara dos Deputados para deliberação.
Durante a tramitação da matéria no Senado Federal, o relator Eduardo Braga acatou mais de 250 emendas de colegas parlamentares em um conjunto de 826 sugestões de mudanças apresentadas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além da reforma tributária, o índice reage à divulgação dos dados de inflação na China, que apresentaram deflação. O índice de preços ao consumidor (CPI) teve queda de 0,1% em outubro em comparação com setembro, enquanto o índice de inflação ao produtor (PPI) ficou estável no período.
A divulgação de dados de inflação no País, no entanto, desanimam um pouco. Os aluguéis residenciais subiram 1,80% em outubro, depois de terem diminuído 1,74% em setembro. Os dados são do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR). Em 12 meses, o índice acumula alta de 7,43%.
Os investidores internacionais ainda ficam à espera de discursos dos dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense), que vão das 11h30 até às 16h.