Últimas notícias

Risco China e temor fiscal pesam na B3, apesar de alta do petróleo

A B3 terminou processo de revisão dos dados referentes ao fluxo estrangeiro na Bolsa entre 2020 e 2022. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Por Maria Regina Silva – Ausência das bolsas americanas e renovadas preocupações com o desaquecimento da China, na esteira de novas medidas restritivas conta a covid-19 em duas regiões do país, deixam o Ibovespa na defensiva. Além disso, a liquidez que já anda reduzida por aqui pode ficar ainda menor com o fechamento dos mercados de ações dos Estados Unidos, onde celebra-se o Dia da Independência, e em numa segunda-feira de agenda esvaziada, que ganhará força ao longo da semana

Há pouco, o Ibovespa reduzia o ritmo de queda, mas sem forças para ao menos recuperar o nível dos 99 mil pontos. Sem as bolsas americanas, a segunda-feira é marcada por alguns pontos negativos e positivos, destaca Celso Fonseca, sócio e head de renda variável da Venice Investimentos. “A queda do minério de ferro pesa na Vale e demais ações do setor. Em compensação, as bolsas europeias sobem após PPI inflação ao produtor da zona do euro em maio em linha com o esperado. Algumas da Ásia também subiram”, avalia.

Além do externo, cita Fonseca, o mercado monitora as preocupações com o político. “Até quinta pode ser votada a PEC dos Benefícios e está todo mundo preocupado com o fiscal. Na sexta, tem IPCA de junho, quando também sairá o payroll nos EUA. Tudo isso deixa a Bolsa meio de lado”, afirma Fonseca.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além da alta das bolsas europeias, a valorização em torno de 1% do petróleo limita a queda do índice Bovespa, após interromper três pregões de baixa. Na sexta-feira, subiu 0,42%, aos 98.953,90 pontos. Às 11h05, cedia 0,26%, aos 98.695,92 pontos. Na mínima intradia marcou 98.264,28 pontos (-0,70%).
“Não deveria perder a faixa dos 98 mil pontos”, diz o economista Álvaro Bandeira e consultor de Finanças, indicando que se isso acontecer pode abrir espaço para novas quedas. “Contudo, a queda do minério de ferro deve pesar na Vale”, acrescenta Bandeira.

O recuo de quase 6% nas cotações da commodity no mercado futuro em Dalian e de 4,41% no porto chinês de Qingdao influencia negativamente não só os papéis da mineradora, mas de todo o segmento na B3, bem como o próprio índice Bovespa.

A desvalorização vem após a China anunciar que os mais de 1,7 milhão de habitantes de duas regiões na província de Anhui entraram em lockdown. É mais uma evidência de que o país asiático não pretende abandonar a rígida estratégia de combate ao coronavírus, que tem sido chamada de “tolerância zero”. Já a França voltou a recomendar uso de máscaras, mas evita obrigatoriedade.

Se de um lado as decisões podem atenuar o avanço mundial da inflação, tendem a elevar preocupações com desaquecimento não só da China, mas global, subindo a possibilidade de recessão em países como os Estados Unidos.

O investidor local ainda acompanha os desdobramentos da PEC dos Benefícios. Na semana passada, a proposta foi aprovada pelo Senado, com ampliação de benefícios e de novas despesas, totalizando R$ 41,2 bilhões fora do teto de gastos. O receio é de que outras medidas sejam incluídas pelos deputados, elevando o risco fiscal do governo Bolsonaro a menos de três meses das eleições no País. Hoje, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reunirá com líderes partidários para acertar os detalhes do texto da PEC. Na sexta, Lira assinou o despacho para juntar a pacote a fim de que a tramitação da PEC seja mais rápida.

“Iniciamos a semana focados na PEC das bondades eleitorais na Câmara”, cita em nota a Mirae Asset, acrescentando que a proposta deve ser aprovada esta semana na Casa. “Problema maior acontece no próximo governo, já que os benefícios sociais vencem no fim deste ano.” Conforme a Mirae, o temor é de muitas medidas na PEC se tornem permanentes, elevando os riscos fiscais.

No horário citado acima, as ações da Petrobras subiam cerca de 1%, enquanto as da Vale cediam também nesta faixa.