O Ibovespa hoje opera em baixa de 1,30%, aos 116,4 mil no pregão desta terça-feira (11). O índice cai mesmo após a primeira deflação do IPCA desde setembro. O IBOV abriu o dia aos 117,9 mil pontos.
A inflação caiu 0,08%, chegando ao acumulado de 3,16% em 12 meses. A primeira prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de julho também mostrou deflação, de 1,29%, após cair 1,95% na mesma leitura de junho.
O mercado também espera a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês, dado de inflação), com a expectativa de que ele mostre nova desaceleração dos preços, reduzindo a necessidade de mais altas dos juros americanos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O destaque corporativo vai para Petrobras (PETR4), que comunicou ontem o inicio o processo de due diligence (processo de investigação de uma oportunidade de negócio para avaliar os riscos da transação) para eventual exercício de tag along (mecanismo para proteger acionistas minoritários contra mudanças no controle e decisões de acionistas majoritários), ou de direito de preferência na hipótese de alienação das ações detidas pela Novonor na Braskem (BRKM5).
Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade