Publicidade

Últimas notícias

Ibovespa cai com investidor rejeitando licença do governo para gastar

Às 10h24, o Ibovespa mostrava desvalorização de 1,41%, aos 109.223 pontos

Ibovespa cai com investidor rejeitando licença do governo para gastar
Foto: Amanda Perobelli/Reuters

O principal índice da bolsa brasileira abria com baixa nesta quinta-feira (21), com repercussão negativa dos investidores ao pedido de “waiver” feito na véspera pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para romper temporariamente o teto de gastos.

Às 10h24, o Ibovespa mostrava desvalorização de 1,41%, aos 109.223 pontos.

Em discurso na véspera, Guedes disse que turbinar o programa Auxílio Brasil como quer o governo exigirá licença para gastar cerca de 30 bilhões de reais fora da regra constitucional.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Os investidores não gostaram do que ouviram”, afirmou o economista-chefe do modalmais, Alvaro Bandeira.

Os ânimos eram agravados nesta sessão por uma série de agravantes domésticos e internacionais. Por aqui, um movimento de tanqueiros impedia a entrada de caminhões nas bases de abastecimento de combustíveis em Campos Elíseos (RJ), e as unidades fecharam as portas para evitar tumulto.

Isso pesava com mais força sobre ações de empresas de postos de combustíveis, casos de Vibra, Ultrapar e Raízen, mas tinha repercussão mais ampla, dado o receio de escassez do produto em meio a ameaças de paralisação mais generalizada em 1º de novembro.

No exterior, as principais bolsas de valores tinham quedas, com balanços corporativos menos animadores, como da Tesla, e a volta de temores de crise de liquidez no setor imobiliário chinês, após o governo local ter barrado um acordo da Evergrande que ajudaria a empresa a evitar um calote.

Web Stories

Ver tudo
<
>