Tempo Real

Ibovespa futuro abre impactado por balanço da Petrobras (PETR4)

No exterior, investidores aguardam por relatório de emprego dos Estados Unidos, o payroll

Ibovespa futuro abre impactado por balanço da Petrobras (PETR4)
Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)

O índice Ibovespa futuro abriu nesta sexta-feira (8) em baixa de 1,65%, chegando aos 127.535 pontos. O recuo do índice se dá com atenções voltadas ao balanço da Petrobras (PETR3; PETR4) e à espera do relatório de empregos nos Estados Unidos, o payroll.

A Petrobras divulgou na última quinta-feira (7) balanço referente ao quarto trimestre de 2023. A petrolífera fechou o período com lucro líquido de R$ 31 bilhões. O valor é 16,6% superior ao registrado no terceiro trimestre de 2023, mas 28,4% menor que o resultado obtido no quarto trimestre de 2022.

Ainda que o lucro registrado em 2023 tenha ficado 33,8% abaixo de 2022, o resultado foi o segundo melhor da história da empresa, perdendo apenas para o ano anterior. Segundo a empresa, a queda está ligada à redução no preço internacional do petróleo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além do balanço, Jean Paul Prates, presidente da petrolífera, declarou em carta que a empresa decidiu não distribuir dividendos extraordinários, conforme antecipou o Broadcast. Segundo ele, os dividendos de R$ 72,4 bilhões, referentes ao exercício de 2023 “é um valor que se reverte para a sociedade brasileira”.

No âmbito internacional, investidores esperam nesta manhã pela divulgação do relatório de empregos dos EUA, o payroll, que deve servir de termômetro para analistas de olho no possível início de cortes de juros no país.

*Com informações do Broadcast