Tempo Real

Ibovespa futuro cai atento ao Boletim Focus e à espera da Super Quarta

BC trouxe projeções para principais indicadores econômicos do País; Fed decide juros na quarta-feira

Ibovespa futuro cai atento ao Boletim Focus e à espera da Super Quarta
Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)

O índice Ibovespa futuro abriu nesta segunda-feira (29) em queda de 0,10%, chegando aos 128.115 pontos. O recuo se dá com atenções voltadas às apostas do mercado para os principais indicadores, no Boletim Focus, e aos dados da indústria no País e com expectativa para a Super Quarta, data em os bancos centrais de Brasil e Estados Unidos divulgam suas decisões de política monetária.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice de Confiança da Indústria (ICI) cresceu 3,3 pontos em julho, chegando aos 101,7 pontos. Em junho, o indicador havia registrado 98,4 pontos. Com o resultado, a média móvel trimestral teve aumento de 1,7 ponto.

O Banco Central do Brasil (BC) divulgou as expectativas para os principais indicadores da economia nacional: o Produto Interno Bruto (PIB), a taxa básica de juros (a Selic) e a inflação nacional, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para o crescimento do PIB, o relatório de mercado trouxe avanço: de 2,15% para 2,19% ao término de 2024. Para a taxa Selic neste ano, o documento manteve em 10,5% ao ano a principal referência dos juros brasileiros. Já a aposta do relatório para o IPCA em 2024 passou de 4,05% para 4,10%.

Na próxima quarta-feira (31), os bancos centrais de Brasil e Estados Unidos divulgarão suas respectivas decisões de política monetária e ficam no radar de investidores, na data que foi apelidada de Super Quarta. A aposta é de que o BC do Brasil mantenha a principal referência dos juros brasileiros no patamar atual, de 10,5%.

Nos EUA, a expectativa majoritária pelos cortes na taxa de juros do país ficam para a reunião de setembro do Federal Reserve (Fed, bc estadunidense). De modo que o próximo encontro do colegiado deve ser marcado pela decisão de manter os Fed Funds no patamar de 5,25% a 5,5% ao ano.

*Com informações do Broadcast