Publicidade

Tempo Real

Ibovespa futuro sobe atento a inflação e dados da indústria nacional

IBGE trouxe os números do IPCA-15; FGV, os dados do ICI

Ibovespa futuro sobe atento a inflação e dados da indústria nacional
Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)

O índice Ibovespa futuro abriu nesta terça-feira (28) em alta de 0,35%, chegando aos 125.430 pontos. O avanço se dá com atenções voltadas a dados da inflação nacional e da indústria brasileira nesta manhã.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) subiu 0,44% em maio. No mês anterior, o avanço havia sido menor, de 0,21%. Com o resultado, o indicador registra aumento de 2,12% em 2024. O índice veio abaixo da expectativa dos analistas, que previam mediana de 0,47%.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou mais cedo que o Índice de Confiança da Indústria (ICI) cresceu 1,2 ponto em maio, a 98,0 pontos, na série com ajuste sazonal. Em abril, o indicador havia atingido 96,8 pontos. Com o resultado de hoje, a média móvel trimestral do índice subiu 0,2 ponto.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os três componentes do ICI, dois apresentaram alta em maio. O Índice de Situação Atual (ISA) avançou 2,2 pontos, a 98,2 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) subiu 0,2 ponto, a 98,0 pontos. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) teve queda de 0,6 ponto percentual, a 81,8%.

No exterior, autoridades de Xangai anunciaram uma série de medidas para impulsionar o setor imobiliário local. As principais medidas reduzem restrições para compra de moradias por não residentes de Xangai e casais divorciados e reduzem as taxas mínimas de hipotecas, de acordo com jornais locais.

*Com informações do Broadcast