O índice Ibovespa futuro abriu nesta terça-feira (5) em leve queda de 0,03%, praticamente em estabilidade, chegando aos 131.955 pontos. Investidores monitoram as eleições presidenciais dos Estados Unidos e o primeiro dia do Comitê de Política Monetária (Copom), além de balanços do terceiro trimestre, como do Itaú (ITUB4) – confira aqui detalhes da agenda cheia desta terça-feira.
Leia também
Os sinais positivos predominam nas bolsas internacionais e, junto com o avanço das commodities, devem impusionar o principal índice da B3 futuro ao longo do dia. O minério de ferro fechou em alta de 2,53% em Dalian, na China, enquanto o petróleo sobe em torno de 0,50%.
Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3; PETR4) subiam 0,93% e 1,52% respectivamente, no pré-mercado de Nova York, por volta das 09h10 (de Brasília).
O que direciona o Ibovespa futuro hoje
Eleições nos EUA
O agregador de pesquisas da ABC News apontava Kamala Harris com 48% das intenções de voto e Donald Trump com 46,8% nesta manhã.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em seu último discurso de campanha, Kamala disse que as eleições devem ser as mais acirradas da história, mas que o “ímpeto” está do lado dela.
Já Donald Trump repetiu denúncias falsas sobre fraudes eleitorais e voltou a associar a presença de imigrantes à criminalidade. Resultados quase completos são esperados na Geórgia, Carolina do Norte e Michigan ainda nesta noite.
Decisões sobre juros
Além das eleições americanas, esta terça-feira é marcada pelo início das discussões sobre juros no Brasil e nos Estados Unidos, que se encerram na próxima quarta-feira (6).
Para a decisão de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), há consenso de corte de 25 pontos-base. Já no caso do Copom, é esperado o aumento da Selic em 50 pontos-base, para 11,25%.
Balanço do Itaú (ITUB4) e de outras companhias
Para além das discussões de juros e eleições, a temporada debalanços do terceiro trimestre segue ganhando forma nesta terça-feira. Os investidores devem repercutir os resultados “perfeitos” do Itaú divulgados na véspera. O banco reportou lucro líquido gerencial de R$ 10,675 bilhões no terceiro trimestre deste ano, um resultado 18,1% superior ao observado em igual intervalo de 2023.
Os resultados saíram em linha com o esperado pelos mercados, que apostaram que o Itaú teria o melhor balanço entre os bancões no período, como é possível conferir nesta reportagem.
Nesta terça-feira, após o fechamento da B3, são esperados os resultados trimestrais da Gerdau (GGBR4), Prio (PRIO3) e Telefônica Brasil (VIVT3) e GPA (PCAR3).
Publicidade
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações do Broadcast