O principal índice da B3 pode se manter próximo da estabilidade na abertura do pregão desta quarta, limitado pela cautela em Wall Street. Isso porque as tensões geopolíticas continuam reprimindo posições mais arriscadas nas bolsas de valores internacionais.
Em meio à crise no Oriente Médio, o presidente dos EUA, Donald Trump, incitou manifestantes iranianos a derrubar a teocracia islâmica e disse que tomará “medidas muito duras” se o Irã começar a enforcar manifestantes que protestam contra o regime dos aiatolás. O quadro cauteloso ainda é reforçado após ontem um avião espião da Marinha americana ter sobrevoado a área próxima à costa do Irã na noite de ontem.
As commodities devem trazer respiro ao Índice Bovespa, com o petróleo em alta de 1,18% e o minério de ferro com leve ganhos de 0,06%, na China. Como reflexo, os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3; PETR4) avançam 0,57% e 0,41% respectivamente, no pré-mercado de Nova York, sugerindo ganhos hoje.
No câmbio, o dólar hoje testa estabilidade ante pares principais no exterior e no mercado local. Após a abertura, a moeda americana cedia 0,02%, a R$ 5,37 na venda.
Ibovespa futuro: o que mais repercute no mercado nesta quarta-feira (14)
O mercado monitora a operação da Polícia Federal deflagrada nesta quarta-feira na segunda fase da Operação Compliance Zero, que apura suspeitas envolvendo o banco Master. Um dos alvos de busca e apreensão, pela segunda vez, é o banqueiro Daniel Vorcaro. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse ontem que o caso Master pode ser a “maior fraude bancária” da história do país.
Os agentes ainda avaliarão a pesquisa Genial/Quaest que traz avaliação do governo e um retrato inicial do cenário eleitoral. Na última, no dia 19 de dezembro, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve a maior avaliação negativa entre os Três Poderes da República. Na anterior, do dia 16 daquele mês, o levantamento apontou Lula liderava em todos os cenários de primeiro turno e venceria todos os adversários no segundo turno se as eleições fossem naquela ocasião.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações do Broadcast