O índice Ibovespa futuro abriu nesta terça-feira (23) em queda de 0,24%, chegando aos 128.480 pontos. O recuo se dá com atenções voltadas ao Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), aos balanços de empresas como Alphabet (GOGL34) e Tesla (TSLA34) e a dados econômicos do exterior, em dia de agenda local enxuta.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o IPC-S acelerou de 0,30% para 0,34%, da segunda para a terceira semana de julho. Em 12 meses, o índice acumula alta de 3,92%. Nesta leitura, houve aceleração em quatro das oito classes de despesas que compõem o indicador. O destaque ficou com educação, leitura e recreação (de 1,39% para 2,35%).
No exterior, os balanços de grandes empresas estadunidenses, como Alphabet, Tesla e Visa, atraem os olhares de investidores e analistas de mercado nesta terça. Os resultados estão previstos para serem divulgados após o fechamento dos mercados em Nova York.
Além disso, são esperados os números das vendas de moradias usadas nos EUA, em junho, e o índice de confiança do consumidor da zona do euro, de julho. Ambos programados para esta manhã e devem ser monitorados por investidores.