

O Ibovespa futuro abriu esta segunda-feira (1º) em queda de 0,22%, aos 143.840 pontos. O mercado acompanha novas previsões para a economia pelo relatório Focus em dia de liquidez reduzida pelo feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos.
Publicidade
O Ibovespa futuro abriu esta segunda-feira (1º) em queda de 0,22%, aos 143.840 pontos. O mercado acompanha novas previsões para a economia pelo relatório Focus em dia de liquidez reduzida pelo feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O Índice Bovespa hoje pode se beneficiar do tom positivo nas bolsas europeias e da alta do petróleo (0,60%), impulsionando a Petrobras (PETR3; PETR4). Por outro lado, a queda do minério de ferro (2,67%) pode pesar sobre a Vale (VALE3). No câmbio, o dólar hoje abriu em leve alta de 0,10%, a R$ 5,4274.
Após acumular alta de 6,28% em agosto e atingir nova máxima histórica de 141.422 pontos, uma realização de lucros na Bolsa também não está descartada, após ser impulsionada por expectativas de corte na Selic e pela possível candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) à Presidência em 2026.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nesta segunda-feira, ganha destaque a nova carteira do Ibovespa, com a entrada das ações da C&A (CEAB3) e a saída dos papéis da Petz (PETZ3) – confira os papéis com maior peso no índice.
Já ao longo da semana, a agenda econômica traz o relatório de empregos americano, o payroll, e Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, além do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O boletim Focus do BC atualizou, nesta segunda-feira (1º), as previsões para os principais indicadores econômicos, incluindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e taxa Selic.
A mediana das projeções para a inflação brasileira em 2025 teve novo recuo na leitura desta segunda, passando de 4,86% a 4,85%, acima da meta de 4,50%. Para os juros do País, as expectativas foram mantidas: em 2025, a Selic deve permanecer em 15% ao ano – veja os detalhes do relatório Focus nesta matéria.
As bolsas chinesas fecharam em alta e as europeias operam no positivo, impulsionadas por dados industriais, apesar da liquidez reduzida com os mercados dos EUA fechados.
Os mercados ficam atentos à nova ofensiva do presidente dos EUA, Donald Trump, contra a diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Lisa Cook, que entrou na Justiça para manter o cargo. Trump voltou a alegar conflito de interesses e pediu a retirada imediata de Cook.
Publicidade
A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, alertou que a tentativa de Trump de influenciar o Fed ameaça sua independência e a estabilidade financeira global.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações de Silvana Rocha e Luciana Xavier, do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador