Tudo o que você precisa ficar atento no Ibovespa hoje. (Foto: Adobe Stock)
O Ibovespa futuro opera em alta de 0,38%, aos 137.640 pontos, nesta sexta-feira (22). As atenções do mercado estão no discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, e no indiciamento de Jair Bolsonaro (PL).
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias sobem moderadamente nesta sexta-feira, à espera do discurso do presidente do Fed, mas o clima ainda é de cautela em meio às pressões do presidente dos EUA, Donald Trump, por corte de juros, pela saída de Powell e, mais recentemente, pela demissão da diretora Lisa Cook (leia mais abaixo).
Por aqui, o Índice Bovespa hoje deve acompanhar o clima externo positivo na abertura, mas commodities são contraponto. O minério de ferro caiu 0,71% na China, e petróleobusca recuperação (+0,08%), após subir nos últimos dois dias, com investidores ponderando também as chances de um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia.
No câmbio, o dólar hoje sobe levemente ante o real (0,07%), negociado a R$ 5,4751. A valorização da divisa americana no exterior ante moedas fortes pode servir de respaldo às negociações no câmbio local.
Ibovespa futuro: os destaques desta sexta-feira (22)
O que Powell precisa dizer para acalmar os ânimos do mercado
Discurso de Powell pode trazer pistas sobre o rumo dos juros nos EUA. (Foto: Adobe Stock)
Apesar de declarações divergentes de dirigentes do Fed terem reduzido a expectativa de corte de juros em setembro, a probabilidade segue acima de 70%. Austan Goolsbee (Fed de Chicago) demonstrou preocupação com a inflação de serviços e evitou sinalizar cortes, enquanto Susan Collins (Fed de Boston) considerou a possibilidade de redução caso o mercado de trabalho enfraqueça.
Investidores aguardam que Powell adote em Jackson Hole um tom equilibrado, sem se comprometer com cortes imediatos, diante da combinação de sinais de desaceleração econômica e pressão inflacionária por conta dos efeitos das tarifas comerciais dos EUA.
Moraes e Bolsonaro no radar em meio a tensão com os EUA
Também a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na conferência de encerramento do Fórum Empresarial Lide, no Rio, será acompanhada no principal índice da B3 hoje.
Moraes retoma ao foco nesta sexta-feira em meio a receio de uma nova escalada nas tensões com os Estados Unidos, após o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pela Polícia Federal por coação no curso de processo e tentativa de abolição do Estado democrático de direito.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações de Silvana Rocha e Luciana Xavier, do Broadcast