O índice Ibovespa futuro abriu nesta quinta-feira (28) em queda de 0,01%, chegando aos 114.985 pontos. O recuo se dá com a divulgação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI) pelo Banco Central (BC) e de outros dados econômicos do País, nesta manhã.
- Veja também: Mercado hoje: falas de Campos Neto e Powell ficam no radar em dia de dados econômicos de Brasil e EUA
No RTI, o BC elevou outra vez a estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, de 2,0% para 2,9%. Em junho, a autarquia já havia revisado a projeção de crescimento de 1,2% para 2%.
Leia também
Para a oferta, o BC alterou a estimativa para a expansão agropecuária, de 10% para 13%, enquanto a revisão para a indústria foi de 0,7% para 2%. Para os serviços, o BC aumentou a previsão de crescimento de 1,6% para 2,1%.
Em relação à demanda, o RTI trouxe alteração de 1,6% para 2,8%, na expectativa de crescimento do consumo das famílias, e de 1% para 1,8% para previsão de alta do consumo do governo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A estimativa para o hiato do produto, que mede a ociosidade na economia, no quarto trimestre de 2023, passou de -1,5% para -0,8%, indicando a percepção de que a economia deve terminar este ano menos ociosa do que o esperado.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) teve alta de 0,37% em setembro, após deflação de 0,14% em agosto, como indicava a mediana da pesquisa Projeções Broadcast.