O que este conteúdo fez por você?
- O avanço acontece na esteira de redução dos impostos no mercado acionário chinês.
- No Brasil, o Boletim Focus trouxe dados e projeções para a economia brasileira.
O índice Ibovespa Futuro abriu a semana em alta de 0,30%, chegando aos 118.050 pontos, nesta segunda-feira (28). O avanço acontece na esteira de redução dos impostos no mercado acionário chinês. No Brasil, o Boletim Focus trouxe dados e projeções para a economia brasileira.
Leia também
Bolsas no exterior operam em alta, apoiadas pelo avanço dos mercados acionários na Ásia, onde entrou em vigor nesta segunda-feira uma redução pela metade no imposto sobre as transações no mercado de ações, até então de 0,1%, com o objetivo de restaurar a confiança dos investidores na bolsa de Xangai.
- Veja também: Mercado hoje: China traz fôlego às bolsas antes do payroll e PIB dos EUA; agenda política fica no radar no Brasil
O Boletim Focus, relatório contendo resumo das expectativas de mercado, mostrou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2023 permaneceu em 4,90%. Para o próximo ano, a projeção do índice que mede a inflação no País foi de 3,86% para 3,87%.
Os economistas do mercado financeiro reduziram a expectativa da inflação suavizada para os próximos 12 meses, de 4,17% para 4,15%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou ainda nesta manhã que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) acelerou a 0,24% em agosto, ante alta de 0,06% em julho. A taxa acumulada em 12 meses pelo indicador passou de 3,15% para 3,06% no período.
Os levantamentos da FGV também mostraram que o Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 0,7 ponto em agosto, a 95,9 pontos, o maior nível desde outubro de 2022, quando o índice registrou 100,9 pontos. Em médias móveis trimestrais, o ICST aumentou 0,6 ponto.