Tudo o que você precisa ficar atento no Ibovespa hoje. (Foto: Adobe Stock)
O Ibovespa futuro abriu esta segunda-feira (10) em alta de 0,58%, aos 157.155 pontos. As atenções do mercado estão na expectativa de encerramento da maior paralisação dos Estados Unidos. No Brasil, repercute o início da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) e novas projeções do Boletim Focus.
O apetite por risco no exterior e a alta do petróleo (0,15%) podem dar novo impulso à Bolsa, após o Ibovespa fechar na sexta-feira (7) nos inéditos 154.063 pontos, com 13 altas seguidas e 10 recordes consecutivos — a sequência mais longa desde 1994.
Entretanto, o principal índice da B3 também mostra sinais de perda de fôlego, segundo análise técnica, com possibilidade de realização de lucros ou correção no curto prazo — apesar da tendência estrutural ainda positiva. O leve recuo de 0,07% do minério de ferro tende a limitar ganhos.
No câmbio, o dólar recuou a R$ 5,3357 na sexta-feira, menor nível em um mês, e fica sob pressão da queda no exterior, mas pode voltar a subir pontualmente com realização de lucros.
No exterior, a semana começa com foco nos Estados Unidos, onde o Senado deu o primeiro passo para encerrar a paralisação de 40 dias do governo Trump, a mais longa da história. Como reflexo, as bolsas de valores internacionais ampliam ganhos em Nova York, Europa e Ásia.
O calendário da semana inclui divulgações importantes como ata do Comitê de Política Monetária (Copom) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro. Lá fora, a agenda deve ganhar tração a partir de quarta (12), com a participação de vários dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em eventos, além do balanço trimestral da Disney, na quinta-feira.
Ibovespa futuro: os destaques do mercado de ações nesta segunda (10)
Senado aprova acordo que encaminha fim da paralisação do governo
O Senado dos Estados Unidos deu no domingo (9), o primeiro passo para encerrar a paralisação do governo, que já dura 40 dias. Em uma votação que foi a primeira de uma série de manobras processuais necessárias, o Senado aprovou pelo placar de 60 a 40 uma legislação para financiar provisoriamente a máquina federal e realizar uma votação posterior sobre a extensão dos créditos fiscais da Lei de Cuidados Médicos Acessíveis.
O pacote prevê a extensão do financiamento do governo até o fim de janeiro em troca sobre uma votação a ser realizada em dezembro sobre a extensão dos créditos para a saúde. O acordo também inclui a reversão das demissões em massa de trabalhadores federais pelo governo do presidente Donald Trump desde o dia 1º de outubro, quando começou a paralisação.
Boletim Focus reforça Selic a 15% em semana de ata do Copom
O boletim Focus do Banco Central atualizou, nesta segunda-feira (10), as previsões para os principais indicadores econômicos, incluindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e taxa Selic. A agenda da semana inclui a ata do Copom, com os detalhes da decisão da taxa de juros na semana passada.
Publicidade
A mediana do relatório Focus para o IPCA de 2025 segue em 4,55%. A taxa está 0,05 ponto porcentual acima do teto da meta, de 4,50%.
A mediana do relatório Focus para a Selic no fim de 2025 permaneceu em 15,00% pela 20ª semana consecutiva, após o Copom ter mantido os juros neste nível na mais recente decisão, no dia 5 de novembro.
Leia mais: Como investir com juros de 15% ao ano e alcançar uma boa rentabilidade – veja as simulações
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações Silvana Rocha e Luciana Xavier, do Broadcast