

O Ibovespa futuro abriu esta quinta-feira (3) em queda de 0,35%, mas logo passou a subir 0,41%, aos 121.285 pontos. As atenções se voltam para o impacto mundial das novas tarifas dos EUA – veja aqui os principais assuntos do mercado financeiro hoje.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma tarifa de 10% sobre as importações do Brasil, válida a partir de sábado (5). Ele também apresentou tarifas para outros países: 34% para a China, 30% para a África do Sul, 24% para o Japão e 20% para a União Europeia. Aço e alumínio, já punidos com taxa de 25%, não terão novas taxações. Ainda, todos os carros produzidos fora dos EUA serão taxados em 25% a partir desta quinta-feira.
O reflexo mundial é imediato. Nesta manhã, os futuros de Nova York desabavam mais de 3%, e as ações da Apple (AAPL34), que fabrica a maioria de seus iPhones na China, caíam 7%. O dólar hoje se enfraquece ante a maioria das moedas. Veja aqui como está a operação das bolsas europeias e asiáticas.
O impacto também é visto nas commodities hoje. O petróleo acelerou perdas para mais de 5% nesta manhã, enquanto o minério de ferro fechou em queda de 0,32% na China.
O que esperar para o Ibovespa hoje?
O real pode se beneficiar do ambiente de tensão, já que o dólar se desvaloriza ante a maioria das divisas. Nesta quinta-feira, o dólar abriu em forte queda de 1,21%, a R$ 5,6280.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os juros tendem a recuar acompanhando os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense), mas o principal índice da B3 hoje pode sofrer pressão devido à fuga do risco, com as commodities em queda e o sinal negativo vindo de Nova York.
Apesar do cenário externo adverso, o impacto no Brasil pode ser mais contido. Analistas avaliam que a tarifa de 10% imposta pelos EUA ao Brasil “ficou barata” para o país – veja aqui o que dizem os especialistas.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações do Broadcast
Publicidade