Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje: índice abre 1º pregão do mês em alta

Investidores acompanham as projeções do Boletim Focus e os números da inflação de junho

Ibovespa hoje: índice abre 1º pregão do mês em alta
O Ibovespa é o principal índice da B3 (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

O Ibovespa hoje abriu em alta de 0,16%, aos 124.106 pontos nesta segunda-feira (1º). A abertura de negócios ocorre de olho nas previsões do mercado para a economia brasileira, do Boletim Focus, e nos números da inflação de junho.

No exterior, o otimismo predonima nas bolsas, enquanto investidores aguardam os discursos dos presidentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde; e do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, no fórum promovido pelo BCE, em Sintra, Portugal, na terça-feira (2º). Veja aqui a agenda econômica completa.

Entre as commodities, o petróleo avança, enquanto o minério de ferro fechou em alta de 2,5% na China, podendo animar o Ibovespa e também as ações da Petrobras (PETR3PETR4) e Vale (VALE3).

Boletim Focus

O relatório de mercado Focus, do Banco Central (BC), trouxe as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, a taxa básica de juros (a Selic) e a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O documento manteve a projeção de alta do PIB em 2,09% neste ano. Houve recuo nas apostas de crescimento para 2025, de 2% para 1,98%. A projeção para o IPCA em 2024 passou de 3,98% para 4%. E de 3,85% para 3,87% em 2025. Enquanto isso, a aposta para a Selic ao término de 2024 foi mantida em 10,5% ao ano.

Inflação de junho

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) arrefeceu a 0,22% no encerramento de junho. O resultado veio abaixo do piso das projeções, que estimavam inflação semanal entre 0,32% e 0,40%. Em 12 meses, o índice acumula alta de 3,63%.

*Com informações do Broadcast