O Ibovespa hoje abriu com viés indefinido, mostrando leve alta de 0,06%, aos 131.125 pontos nesta quarta-feira (16). A abertura de negócios ocorre de olho na reação do mercado à prévia da Vale (VALE3), assim como a decisão sobre o retorno do horário de verão. No exterior, novos balanços ficam no radar – confira aqui a agenda completa do dia.
Leia também
Novas tensões no Oriente Médio ainda podem comprometer o desempenho do principal índice da B3 hoje. Investidores acreditam que a resposta de Israel ao Irã está próxima de se consolidar, mas que um ataque poderia poupar instalações petrolíferas, amenizando preocupações com a oferta.
O petróleo acompanha o movimento fraco das bolsas no exterior, mas não deve causar grandes danos aos papéis da Petrobras (PETR3; PETR4). Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da estatal tinha alta de 0,35% no pré-mercado em Nova York por volta das 10 horas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No mercado interno, a Vale (VALE3) está no centro das atenções dos investidores após divulgar, na última terça-feira (15), números fortes de produção no terceiro trimestre. Os ADRs da mineradora sobem 1,11% no pré-mercado em Nova York.
- A Vale está entre os destaques do mercado corporativo hoje. Confira as demais empresas da agenda nesta matéria
Confira os 5 destaques que movimentam o Ibovespa hoje
Bolsas internacionais
Os juros dos Treasuries (títulos da dívida americana) recuam diante da consolidação da chance de redução menor de juro pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano). O presidente da distrital de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou que mantém as opções de corte em aberto.
Há cautela ainda com a política fiscal expansionista dos candidatos à presidência dos EUA, que tem caráter inflacionário, pode atrapalhar o corte de juros e sustentar o dólar alto por mais tempo.
- Leia mais: como está o dólar hoje?
As bolsas europeias exibem sinais difusos, com queda de ações de tecnologia e do setor de bens de luxo, após resultados decepcionantes da holandesa ASML e da francesa LVMH.
Balanços
Nos Estados Unidos, novos balanços tomam forma e anunciam os resultados do terceiro trimestre. O Morgan Stanley (MSBR34) superou as expectativas de lucro no período – confira. A Alcoa (AA) também divulga sua resultado nesta quarta-feira após o fechamento do mercado.
Commodities
Os preços do petróleo estão com fôlego curto, caindo em torno de 0,44%, após fortes perdas nas últimas três sessões em meio aos conflitos no Oriente Médio. Já o minério de ferro fechou em baixa de 1,88% em Dalian, na China.
Vale (VALE3)
A mineradora Vale divulgou ao mercado sua prévia do terceiro trimestre na terça-feira (15). Com o baixo movimento durante o pregão, analistas esperavam números fracos. No entanto, foram contrariados com um robusto relatório de produção – confira aqui todos os detalhes.
A Vale reportou um aumento de 5,5% na produção de minério de ferro no terceiro trimestre em comparação com igual período de 2023. A mineradora também anunciou um total de 90,9 milhões de toneladas produzidas no período de julho a setembro. A produção de pelotas aumentou 12,9% na mesma base de comparação, para 10,3 milhões de toneladas.
As vendas, por sua vez, também apresentaram crescimento na comparação entre os terceiros trimestres de 2024 e de um ano antes: de 1,6% para o minério de ferro (81,8 milhões de toneladas) e de 17,8% para pelotas (10,1 milhões de toneladas).
Mercado brasileiro
O mercado deve continuar à espreita com o quadro fiscal em meio à percepção é de que o governo vai entregar muito pouco agora em termos de cortes da agenda de gastos.
Publicidade
Segundo profissionais do mercado, o quadro fiscal é fator de maior preocupação do mercado de ações hoje, uma vez que o afrouxamento de juros nos Estados Unidos já está endereçado e a transição no Banco Central (BC) promete ocorrer sem rupturas na condução da política monetária. No entanto, a ausência de medidas concretas de combate ao déficit público é vista como fator com potencial de neutralizar os aspectos positivos da economia.
O anúncio oficial sobre a implantação do horário de verão também está no radar do Ibovespa hoje. O governo aguarda dados complementares de estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre a viabilidade do retorno da medida, ainda neste ano e, segundo interlocutores do governo, a volta só ocorrerá se for “estritamente necessária”.
*Com informações do Broadcast
Publicidade