O Ibovespa hoje acentuou a queda nas últimas horas e chegou a perder, por alguns minutos, os 119 mil pontos registrados na abertura dos negócios desta segunda-feira (17). Às 13h10, o principal índice da B3 recuava 0,45%, aos 119.118 pontos.
Leia também
A cautela segue dando o tom dos negócios domésticos e também no exterior, com juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) em alta, impulsionando o dólar e as taxas de contratos interfinanceiros (DIs).
O Ibovespa segue pressionado diante dos temores de piora nas contas públicas e previsões pra economia do Boletim Focus, à espera da definição de juros no País do Comitê de Política Monetária (Copom).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O petróleo amplia ganhos desde a manhã, com alta de 0,97% (WTI) e 0,90% (Brent). Entretanto, o declínio de 1,63% minério de ferro podem puxar o índice para baixo.
Risco fiscal doméstico e a Bolsa
Os mercados locais estão na expectativa de que sejam anunciadas medidas de revisão de gastos por parte do governo nesta segunda-feira. O Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem reunião com ministros da junta orçamentária ainda hoje.
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que a prioridade do governo nesta semana é avançar na medida provisória que trata do programa Acredita, na Câmara dos Deputados, e de um projeto que viabiliza a criação de um fundo social como colchão garantidor para investimentos por parcerias público privadas (PPPs), por exemplo.
Em meio às discussões de contas do governo, o presidente Lula criticou a taxa de juros e o Banco Central (BC). “Ninguém fala da taxa de juros num país com inflação de 4%. Pelo contrário, faz uma festa ao presidente do Banco Central em São Paulo e ganha dinheiro com a Selic”, disse, referindo-se a um jantar em homenagem ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, oferecido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Boletim Focus
Nesta manhã de segunda-feira, o BC divulgou as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, a taxa básica de juros (a Selic) e a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O documento reduziu de leve a expectativa para o PIB em 2024, de 2,09% para 2,08%. Houve manutenção das apostas de crescimento em 2% para o ano que vem. A projeção para o IPCA neste ano passou de 3,90% para 3,96%. E de 3,78% para 3,80% em 2025. Já a aposta para a Selic ao término de 2024 passou de 10,25% ao ano para 10,50% aa.
Destaques na Bolsa
Liderando a Bolsa, estão as ações do Itaú (ITUB3; ITUB4), com alta de 2,02%, no valor de R$ 31,76. O crescimento ocorre após o Morgan Stanley elevar recomendação para overweight (equivalente a compra). Veja detalhes aqui.
Publicidade
Em contrapartida, os papéis da Locaweb (LWSA3) caem 3,81%, negociados a R$ 4,04, na ponta negativa no índice.
*Com informações do Broadcast