Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice sobe e ações do Bradesco (BBDC4) lideram ganhos

Ações da Natura (NTCO3) também se saem bem no pregão

Ibovespa hoje: índice sobe e ações do Bradesco (BBDC4) lideram ganhos
Foto: Daniel Teixeira/Estadão

O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (6), com ações de grandes bancos entre os principais destaques positivos do pregão. Às 16h52, a principal referência da B3 avança 2,04%, aos 130.198,51 pontos, após oscilar entre máxima a 130.254,31 pontos e mínima a 127.592,80 pontos.

No dia, foi divulgada a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Para Sérgio Goldenstein, estrategista-chefe da Warren Investimentos, o documento não trouxe alterações na discussão sobre a condução da política monetária e na sinalização dos próximos passos. Dessa forma, não houve qualquer indicação de que o Comitê poderá ampliar o ritmo de cortes da Selic.

Na Bolsa brasileira, as ações de grandes bancos figuram entre os principais destaques positivos do pregão. Os papéis do Itaú (ITUB4) sobem 3,99%, cotados a R$ 34,69, após o banco divulgar seu resultado do quarto trimestre de 2023 e destacar que deve pagar novos dividendos extraordinários até o fim de 2024. As ações do Bradesco (BBDC4) também se saem bem e lideram os ganhos do Ibovespa, no aguardo pelo balanço trimestral da instituição.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre as maiores alta do índices, também estão as ações da Natura (NTCO3), em valorização de 6,16%, após a companhia divulgar que avalia uma possível separação da Natura&Co Latam e Avon em duas companhias de beleza independentes e de capital aberto.

Do lado oposto, os papéis da Embraer (EMBR3) lideram as perdas do índice e caem 3,79%, pressionados após o HSBC cortar a recomendação para a ação de compra para hold (equivalente à neutra).

Na segunda-feira (5), a principal referência da B3 encerrou a sessão em alta de 0,32%, aos 127.593,49 pontos, em movimento contrário aos índices acionários norte-americanos.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Publicidade