O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira (5), em movimento contrário aos índices acionários norte-americanos. A principal referência da B3 terminou o dia em valorização de 0,32%, aos 127.593,49 pontos, após oscilar entre máxima a 127.834,29 pontos e mínima a 126.443,28 pontos.
Leia também
Nos Estados Unidos, investidores reagiram à divulgação do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços do país. O indicador subiu de 50,5 em dezembro a 53,4 em janeiro, um resultado melhor que o esperado por analistas ouvidos pela FactSet, que previam uma aceleração menor, a 52. Os dados diminuíram as expectativas do mercado por um corte de juros pelo Federal Reserve (Fed) no curto prazo.
Nesta segunda, as Bolsas de Nova York fecharam em queda. Nasdaq recuou 0,20%, enquanto Dow Jones e S&P 500 tiveram perdas de 0,71% e 0,32%, respectivamente. No continente europeu, as principais Bolsas também fecharam majoritariamente em baixa nesta segunda.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O Ibovespa contou com a ajuda das ações preferenciais da Petrobras (PETR4), de grande peso para a composição do índice. No dia, os contratos futuros de petróleo avançaram na sessão. O barril do WTI para março encerrou o dia com ganho de 0,69%, já o Brent para abril subiu 0,85%. Veja mais detalhes sobre o desempenho diário da commodity nesta matéria.
As ações da Cielo (CIEL3) ficaram entre os principais destaques positivos do Ibovespa no pregão, na expectativa da divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2023 da empresa. Do lado oposto, os papéis da Cogna (COGN3) registraram uma das maiores baixas do índice pela segunda sessão consecutiva, ainda pressionados pela decisão do BTG Pactual de rebaixar a companhia de neutra para venda.
Na sexta-feira (2), a principal referência da B3 encerrou a sessão em queda de 1,01%, aos 127.182,25 pontos, após dados fortes de emprego nos Estados Unidos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.