O Ibovespa abriu em alta de 0,15%, aos 124.377 pontos nesta sexta-feira (19), com atenções voltadas aos conflitos no Oriente Médio e, por consequência, à volatilidade no preço do petróleo, que pode impactar os papéis da Petrobras (PETR3; PETR4) na Bolsa.
Leia também
A cautela nos mercados internacionais se dá após Israel realizar um ataque contra uma base militar do Irã. Altos funcionários dos Estados Unidos disseram à rede ABC News que as explosões tinham sido provocadas por mísseis de Israel, que prometeu revidar os ataques iranianos do fim de semana passado.
O petróleo passou a cair nesta manhã após autoridades de Teerã informarem que nenhuma instalação nuclear no país foi danificada. A commodity chegou a subir 4% no fim da noite dessa quinta-feira com os relatos de explosão na cidade de Isfahan, no sul do Irã.
Em reunião com o Conselho de Administração (CA) nesta manhã, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou ao Broadcast que por enquanto ainda não há movimento consistente e agudo pressionando o petróleo tipo Brent e os combustíveis, por conta da nova onda de tensão no Oriente Médio. “Aparentemente os mercados já precificaram esses movimentos”, disse na ocasião.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O minério de ferro também deve impactar os ativos da Vale (VALE3). No mercado futuro da Dalian Commodity Exchange, o contrato mais negociado do minério de ferro, para setembro de 2024, fechou em queda de 0,34%, cotado a 871 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 120,33, na manhã desta sexta-feira.
*Com informações do Broadcast