Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje: índice abre em alta com dados econômicos em foco

Commodities sem direção única e alta do minério de ferro também podem impactar a Bolsa

Ibovespa hoje: índice abre em alta com dados econômicos em foco
(Foto: Envato elements)

O Ibovespa abriu em alta de 0,18%, aos 128.336 pontos, nesta segunda-feira (1º), pós feriado da Páscoa e início do segundo trimestre de 2024. O avanço do principal índice da B3 ocorre com atenções voltadas aos números da inflação semanal e dados industriais no País.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou, há pouco, que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) recuou a 0,10% no encerramento de março, após fechar fevereiro com variação de 0,55%. Com o resultado, o índice acumula alta de 2,93% em 12 meses. Ainda nesta manhã, o B3 divulgou a primeira prévia da carteira do Ibovespa válida para o período de maio a agosto de 2024.

Ainda serão divulgados os dados do índices dos gerentes de compras (PMI) industrial do Brasil, Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), conta corrente, Investimentos Diretos no País (IDP) e do setor público consolidado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No exterior, as expectativas estão voltadas para os dados de emprego dos EUA a serem publicados nesta semana – em especial, o payroll, na sexta-feira (5) -, que têm potencial para influenciar as perspectivas para a política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

O Ibovespa pode se beneficiar do tom positivo em Nova York e também da alta de 2,61% do minério de ferro, cotado a a US$ 106,26, na China, que deve apoiar também as ações da Vale (VALE3). A mineradora, por sua vez, já começou o processo para escolha do novo presidente, que deve substituir Eduardo Bartolomeo a partir de 1º de janeiro de 2025.

As commodities também operam sem direção única, com agrícolas destoando do tom positivo das metálicas e do petróleo, que mantém tendência positiva do primeiro trimestre, após dados animadores da manufatura chinesa e à espera da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) nesta semana.

*Com informações do Broadcast

Publicidade