O Ibovespa opera em alta nesta quinta-feira (03). Às 14h25, o principal índice da B3 avançava 0,27%, aos 121.184,51 pontos, oscilando entre máxima a 122.619,14 pontos e mínima a 120.630,70 pontos.
Leia também
Investidores reagem à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que optou por cortar a Selic em 0,50 ponto porcentual, para 13,25% ao ano, a primeira redução desde agosto de 2020. O placar foi dividido (5×4), mas chamou a atenção do mercado o fato de que Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, votou pelo corte mais agressivo ao lado dos diretores Gabriel Galípolo e Ailton Aquino, ambos indicados pelo governo Lula.
A notícia é positiva para os ativos de risco, que tendem a sofrer em um ciclo de alta de juros. Especialistas ouvidos nesta reportagem veem espaço para maiores valorizações na Bolsa brasileira no ano, embora o mercado já tivesse precificado a possibilidade de um afrouxamento monetário. No que diz respeito ao dólar, investidores esperam por certa apreciação da moeda americana frente ao real no segundo semestre, como é possível conferir aqui.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na B3, a maior alta da sessão é registrada pelo papel da Dexco (DXCO3), que dispara mais de 5%, após a teleconferência de resultados da empresa, onde Francisco Semeraro, diretor financeiro e de RI (Relações com Investidores), afirmou esperar melhora das atividades no segundo semestre, em função da queda moderada da taxa de juros nos próximos meses, combinada com a redução das incertezas políticas e econômicas no País, o que pode ajudar a demanda por materiais.
Na outra ponta, as ações da Eletrobras (ELET3;ELET6) figuram entre as maiores quedas do Ibovespa desde a abertura. O movimento ocorre em reação às declarações de membros ligados ao governo de que as obras de Angra 3 podem ficar de fora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será divulgado no próximo dia 11. Vale destacar que a Eletrobras é sócia da Eletronuclear, controladora da usina nuclear.
Na quarta-feira (02), o Ibovespa fechou em queda de 0,32%, aos 120.858,72 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.