O Ibovespa opera em alta de 0,11%, aos 112.948,46 pontos na abertura do pregão desta quinta-feira (26). O principal direcionador do índice pela manhã são os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA e os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15).
O IPCA-15 é considerado como a prévia oficial da inflação. Nos quinze primeiros dias de outubro, o índice registrou alta de 0,21%, em linha com as expectativas do mercado, após alta de 0,35% em setembro.
Já o PIB dos EUA veio mais forte do que o esperado, com uma alta de 4,9% no terceiro trimestre. O consenso dos economistas apontava para um avanço menor, de 4,7%. No trimestre anterior, o aumento foi de 2,1%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Outro direcionador para os negócios nesta quinta-feira foi a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de manter os juros do continente inalterados em 4%, mas indicando que haverá um aumento nas próximas reuniões.
O mercado também digere a aprovação na Câmara do Projeto de Lei que prevê a taxação dos fundos exclusivos e offshore. A lei deve gerar uma arrecadação em 2024 de cerca de R$ 18 bilhões. O Senado também aprovou o PL da desoneração da folha de pagamentos.
O destaque corporativo vai para Vale (VALE3), que divulga seu balanço após o fechamento do mercado. A companhia deve reportar recuperação de Ebitda e receita no terceiro trimestre de 2023, impulsionado pela melhora nos preços do minério de ferro e pela resiliência do mercado chinês, mas o lucro líquido deve recuar ante o mesmo período de 2022, segundo o Prévias Broadcast.