Tempo Real

Ibovespa hoje: índice sobe e ações da Suzano (SUZB3) lideram ganhos

Ações da Sabesp (SBSP3), por outro lado, sofrem após Aegea desistir do leilão de privatização da empresa

Ibovespa hoje: índice sobe e ações da Suzano (SUZB3) lideram ganhos
Ibovespa, o principal índice da B3. (Foto: Adobe Stock)

Ibovespa opera em alta nesta quinta-feira (27), acima da linha de 123 mil pontos. Com o desempenho, o índice busca confirmar a sua sétima sessão de ganhos entre os oito últimos pregões do mês. Às 14h35, a principal referência da B3 avança 0,76%, aos 123.576,71 pontos, depois de oscilar entre máxima a 123.828,49 pontos e mínima a 122.641,84 pontos. No acumulado de junho, sobe 1,21% e busca assim o seu segundo avanço mensal de 2024.

O desempenho da Bolsa brasileira acompanha o movimento registrado pelos principais índices acionários americanos. Nasdaq registra alta de 0,34%, enquanto Dow Jones e S&P 500 têm ganhos de 0,23% e 0,09%, respectivamente. Investidores acompanharam a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) americano, que cresceu ao ritmo anualizado de 1,4% no primeiro trimestre de 2024, de acordo com a terceira e última estimativa do Departamento de Comércio do país. O resultado ficou acima da previsão de analistas consultados pela FactSet, de alta de 1,3%

Na Bolsa brasileira, as ações da Suzano (SUZB3) disparam 12,87% e são o grande destaque positivo do dia, após a companhia anunciar que desistiu de comprar a International Paper (IP). A empresa explicou que alcançou o que entende ser o preço máximo para que a transação gerasse valor para ela, sem que houvesse engajamento da outra parte. Para seguir o compromisso com a disciplina de capital, a produtora de celulose desistiu da aquisição, que vinha gerando preocupação no mercado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Do lado oposto do Ibovespa, as ações da Sabesp (SBSP3) recuam 3,46% e lideram as perdas do índice, após a Aegea ter desistido de apresentar proposta para ficar com 15% da empresa, conforme duas fontes que acompanham o assunto falaram ao E-Investidor na quarta-feira (26). A companhia era cotada pelo mercado para disputar a Sabesp via leilão com a Equatorial Energia (EQTL3). No entanto, segundo as fontes ouvidas, a empresa não vai manifestar interesse na oferta após identificar alguns riscos na operação.

Fora do Ibovespa, os papéis da Americanas (AMER3) operam próximos à estabilidade. A varejista entrou nos holofotes do noticiário desta quinta-feira após a Polícia Federal, em colaboração com o Ministério Público Federal (MPF), iniciar a Operação Disclosure, contra ex-executivos da companhia, incluindo o ex-CEO Miguel Gutierrez. Acompanhe nesta página o comportamento das ações da empresa ao longo do pregão.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos do Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.