O Ibovespa operava em alta de 3,35% às 13h06 desta quarta-feira (11), aos 105.258,15 pontos. O avanço se deve principalmente ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, que apresentou números menores do que a mediana das expectativas nesta manhã. O índice, que cresceu 0,71% em março, criou um clima otimista com a desaceleração, de forma a elevar as expectativas de algum sinal de início de queda da Selic, a taxa básica de juros, pelo Banco Central.
No início do pregão, a bolsa brasileira repercutiu ainda as ações tomadas pela Petrobras (PETR3; PETR4) na Justiça argentina. A estatal apresentou defesa em uma ação coletiva proposta pela Consumidores Damnificados Asociación Civil (Associação Civil dos Consumidores Afetados, em tradução livre), perante a Corte Civil e Comercial de Buenos Aires, que responsabiliza a companhia por uma suposta perda do valor da mesma no país, após as alegações da Operação Lava Jato.
Como é calculado o Índice Bovespa?
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.