O Ibovespa hoje opera em alta, após registrar três quedas seguidas em agosto. Às 14h01 (de Brasília) desta terça-feira (6), a principal referência da B3 sobe 0,65% a 126.083,70 pontos, após oscilar entre máxima a 125.935,36 pontos e mínima a 125.261,37 pontos. Na véspera, o índice terminou em baixa de 0,46%, após um “pânico generalizado” atingir os mercados diante do temor por uma recessão nos Estados Unidos.
Leia também
Em Nova York, as Bolsas de Valores operam no campo positivo, depois das perdas registradas na segunda-feira (5). Nasdaq sobe 2,13%, enquanto Dow Jones e S&P 500 avançam 1,49% e 2,04%, respectivamente. O mercado fica atento aos novos passos da corrida eleitoral americana, após a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, confirmar a escolha de Tim Walz, governador de Minnesota, como candidato à vice na chapa democrata.
No cenário doméstico, o destaque foi a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O texto jogou luz sobre alguns elementos que haviam gerado dúvidas no mercado após o comunicado da decisão. “A ata de julho foi mais dura, com ênfase para o parágrafo 25, em que o Comitê explicita, de forma unânime, a possibilidade de elevar a taxa de juros para assegurar a convergência da inflação à meta se julgar apropriado”, afirma Sérgio Goldenstein, Estrategista-chefe da Warren Investimentos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Mesmo com a maior cautela levantada pela ata, o Ibovespa consegue se manter no campo positivo, em meio a uma menor aversão a risco global. Entre as ações de maior peso para o índice, o Itaú (ITUB4) sobe 1,91%, à espera do balanço do segundo trimestre, que será divulgado após o fechamento do mercado. Já as ações da Vale (VALE3) cedem 0,09%, enquanto os papéis da preferenciais da Petrobras (PETR4) avançam 0,73% e os ordinários (PETR3), 1,44%.
Liderando a ponta positiva do Ibovespa, estão as ações da Raízen (RAIZ4), em valorização de 4,07%. Ao Broadcast, Rafael Passos, sócio e analista da Ajax Asset, disse não ver gatilhos específicos por trás de algumas das maiores altas do índice nesta terça-feira. “Acho que é mais movimento de mercado, somado ao bom humor que vemos lá fora”.
Do lado oposto, os papéis da Vamos (VAMO3) recuam 9,03% e lideram as perdas do Ibovespa na sessão, após a empresa divulgar seu balanço do segundo trimestre. Para a Guide Investimentos, a companhia cresce em um ritmo menor que nos últimos anos, mas ainda bom. “No entanto, precisa agir com cautela dado o atual nível de alavancagem e focar nos esforços de recuperação dos resultados das concessionárias”, afirma Fernando Siqueira, analista da casa, em relatório.
Como é calculado o índice Ibovespa?
O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 129 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade
*Com informações do Broadcast