Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje opera em queda em meio a baixa de Wall Street

A possibilidade de imposição de tarifas por Donald Trump contamina o fôlego das bolsas de NY e influencia o Ibovespa

Ibovespa hoje opera em queda em meio a baixa de Wall Street
Ibovespa é o principal índice da Bolsa. (Foto: Adobe Stock)

Ibovespa hoje abriu a sessão desta quarta-feira (8) em queda, influenciado pela baixa em Wall Street, interrompendo a sequência de duas elevações seguidas do índice da B3. No dia, o mercado concentra as atenções nos dados parciais de emprego dos Estados Unidos, além da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed). Às 10h36, o índice caia 0,87%, aos 120.109,89 pontos.

A possibilidade de imposição de tarifas pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ganhar força. Isso reduziu o fôlego das bolsas de NY e acaba por influenciar na baixa do Ibovespa. Segundo o Broadcast, há relatos de que Trump considera declarar uma emergência econômica nacional para fornecer justificativa legal para um grande pacote de tarifas universais sobre aliados e adversários.

Além do recuo no mercado de ações em Nova York, o petróleo arrefeceu o ritmo de alta mais cedo, podendo impactar nas ações da Petrobras (PETR3PETR4). A desvalorização do minério de ferro em Dalian, na China, também pode impactar o desempenho das ações da Vale (VALE3), empresa de maior peso para o índice. As ações da mineradora caem 0,50% no horário citado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, a produção industrial de novembro é o destaque principal. Apesar de ter apresentado recuo em relação a outubro, de 0,6%, conforme o esperado, cresceu 1,7% no confronto interanual. Os dados reforçam a ideia de que a atividade permanece aquecida, elevando as apostas de uma Selic elevada por mais tempo, em meio ainda a incertezas fiscais. Os juros futuros mais curtos podem reagir aos resultados, deixando as ações cíclicas com maior possibilidade de oscilação.

Além dos destaques do mercado financeiro, a quarta-feira (8) marca os dois anos dos ataques golpistas na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará de quatro atos promovidos pelo governo federal ao longo do dia em memória a esse acontecimento.

Na terça-feira (7), a entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à GloboNews deu fôlego e conseguiu manter a alta do Ibovespa. O ministro declarou que o trabalho da pasta é constante no estudo de medidas fiscais, mas ponderou que não gostaria de passar uma mensagem de que o governo gesta novos pacotes.

Os destaques positivos do Ibovespa são da WEG (WEGE3), JBS (JBSS3) e Klabin (KLBN11), avançando 0,97&, 0,92% e 0,75%, respectivamente, nesta manhã. Ainda, investidores ficam de olho na Embraer (EMBR3)Prio (PRIO3), que divulgaram suas produções de 2024.

A fabricante de aviões entregou 75 aeronaves no quarto trimestre de 2024, alta de 27% ante as entregas feitas no terceiro trimestre. Segundo o Broadcast, esse fator pode ser um catalisador para valorização das ações na B3 – confira mais notícias que podem fazer preço na Bolsa hoje aqui. Os papéis da Embraer avançam a 0,57%.

Publicidade

Já a petrolífera divulgou produção total de 106.270 barris de óleo equivalente por dia (boepd) em dezembro de 2024, ante 76.896 barris boepd em novembro. O número representa uma alta de 38,2% na comparação mês contra mês. Para o Broadcast, as ações da Prio podem se beneficiar mais da alta do petróleo nesta quarta-feira do que dos dados preliminares mistos divulgados. Embora a Prio tenha apresentado um avanço significativo na produção e vendas, desafios técnicos em alguns campos e a dependência de aprovações externas podem afetar negativamente a sua estabilidade operacional. Os ativos da Prio sobem 0,05% no momento.

Entre as maiores quedas do índice, estão as empresas cíclicas. Liderando as perdas do dia, as ações da Localiza (RENT3) recuam 3,75%, enquanto Carrefour (CRFB3) e Magazine Luiza (MGLU3) compõem o restante do pódio ao perderem 3,58% e 3,33%

Como é calculado o índice Ibovespa?

O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 130 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

*Com informações do Broadcast

Publicidade