Últimas notícias

Ibovespa caminha rumo à 11° queda consecutiva

Dados do cenário internacional seguem como principal referência do mercado brasileiro no pregão

Ibovespa caminha rumo à 11° queda consecutiva
(Fonte: Shutterstock)

Depois de ter subido até 0,76%, embalada em boa parte pelos ganhos das ações da Petrobras (PETR3; PETR4), o Índice Bovespa perde fôlego e passou a operar em terreno negativo. Às 13h13, o Ibovespa cai 0,16%, aos 116.626 pontos.

Se não conseguir uma recuperação hoje, a bolsa brasileira irá registrar sua décima-primeira queda consecutiva.

Segundo João Piccioni, analista da Empiricus Research, o cenário internacional segue como principal referência do mercado brasileiro, o que pesa negativamente hoje. “Os últimos dados da China mostram que a segunda maior economia do mundo caminha para uma dinâmica econômica muito pior do que se esperava, e as medidas para corrigir essa dinâmica parecem não fazer mais efeito”, afirma o profissional.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Piccioni também menciona o resultado das vendas no varejo nos Estados Unidos, que ficaram acima do esperado e redobraram a atenção do investidor quanto à possibilidade de o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) ter de continuar a apertar a política monetária nos Estados Unidos.

No cenário doméstico, se o aumento dos combustíveis dá fôlego às ações da Petrobras, por outro lado diversas casas de análise elevaram suas projeções para inflação. Com isso, ações de empresas mais sensíveis a política monetária do Banco Central são penalizadas pelo temor de um afrouxamento monetário mais brando que o esperado.