O Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira (8), mas diminuindo o ímpeto visto na abertura do pregão. Às 12h17, o principal índice da B3 subia 0,13% aos 119.425,89 pontos, mas em direção de baixa. A aprovação do texto da reforma tributária na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ainda está sendo digerida pelos investidores.
O índice reage à expectativa dos investidores com a votação da reforma tributária no Senado. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já afirmou que o Congresso pode promulgar primeiro as partes do texto que forem consensuais nas votações da Câmara e do Senado.
Os investidores ainda repercutem o aumento acima do esperado das vendas varejistas em setembro, alguns bancos e notícias corporativas. No entanto, o exterior fica à espera de dados de inflação ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI), referentes a outubro, na China. Ambos serão divulgados após o fechamento dos mercados ocidentais.
“O Ibovespa tenta ir para um sexto pregão seguido de alta. Ainda está defasado em termos de múltiplo e o sinal de que o debate sobre mudança da meta fiscal de 2024 ficou para o ano que vem alivia. Além do mais, temos vistos dados mais fracos da economia americana e na Europa, o que pode atrair um pouco de capital para o Brasil”, diz Lucca Ramos, sócio da One Investimentos, ao Broadcast.