O Ibovespa opera em queda de 0,38%, aos 130.490,51 pontos na abertura do pregão desta segunda-feira (15). Na ausência dos negócios nos EUA por conta de feriado no país, o índice segue o mau humor internacional puxado pelos conflitos no Iêmen.
No domingo, rebeldes houthis dispararam um míssil contra um navio militar americano no Mar Vermelho, na primeira retaliação do grupo desde que os Estados Unidos e o Reino Unido bombardearam suas instalações no Iêmen, na sexta-feira (12).
O conflito é um desdobramento da guerra na Faixa de Gaza. O grupo rebelde tem impedido a chegada de armamentos em Israel por meio da barricada no Mar Vermelho e freado rotas comerciais.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na China, Banco do Povo (PBoC) chinês contrariou as expectativas de corte e deixou inalteradas as taxas de juros de sua linha de crédito de médio prazo. Esse movimento, aliado à eleição em Taiwan, na qual o novo presidente Lai Ching-te prometeu defender a independência da ilha, aumentou as atenções ao país.
No cenário doméstico, os investidores ficam à espera de uma reunião entre o ministro da Fazenda, Fernand Haddad, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre a Medida Provisória da reoneração da folha de pagamentos.