Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha acima de 126 mil pontos com alívio na inflação

Ações da Azul (AZUL4) ficaram entre os principais destaques positivos do índice no dia

Painel da Bolsa de Valores. (Imagem: Adobe Stock)

Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira (26), enquanto investidores enxergaram com bons olhos os dados de inflação divulgados no Brasil e nos Estados Unidos. A principal referência da B3 terminou o dia em valorização de 1,51%, aos 126.526,27 pontos, variando entre máxima a 126.826,13 pontos e mínima a 124.650,92 pontos.

Nos Estados Unidos, O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) de março subiu 0,3% na comparação com fevereiro. O número veio em linha com a previsão de analistas consultados pelo FactSet. “Como o PCE trimestral divulgado ontem veio muito acima das expectativas, se hoje tivesse saído um PCE de março acima do esperado, o mercado iria reagir muito negativamente. Mas como veio em linha, os investidores responderam positivamente”, afirma Cleide Rodrigues, analista chefe da Money Wise Research.

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial brasileira, fechou em 0,21% em abril, após a alta de 0,36% em março, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta. O resultado foi influenciado pelo grupo de alimentação e bebidas, que registrou alta de 0,61% e impacto de 0,13 ponto percentual no índice geral.

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além do alívio com a inflação, a alta dos papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) também contribuiu para o dia positivo na Bolsa brasileira. As ações da petroleira subiram ainda reagindo à decisão da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da companhia, que aprovou na quinta-feira (25) a proposta feita pelo Conselho de Administração da estatal para o pagamento de 50% dos R$ 43,9 bilhões em dividendos extraordinários retidos em março. Nesta reportagem, é possível relembrar a “novela” por trás da distribuição de proventos da petroleira.

Nesta sexta, o campo azul do Ibovespa foi dominado por papéis mais sensíveis ao ciclo econômico, que se beneficiaram do recuo dos juros futuros no pregão, como MRV (MRVE3) e Vamos (VAMO3). Quem também se saiu bem foram as ações da Azul (AZUL4), mesmo com o avanço dos contratos futuros de petróleo no dia.

Do lado oposto, os papéis do Pão de Açúcar (PCAR3) ficaram entre os principais destaques negativos do Ibovespa no pregão. O sócio e analista da Performa Ideias, Vitor Miziara, afirmou ao Broadcast que a baixa do ativo trata-se de uma realização de lucros recentes, uma vez que nesta semana já acumula 12,15% de ganhos, até o momento.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.