O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira (8), com suporte de petroleiras. A principal referência da B3 encerrou o pregão em alta de 0,86%, aos 127.093,57 pontos, após oscilar entre máxima a 127.289,43 pontos e mínima a 125.562,34 pontos.
Leia também
O destaque do dia foi a publicação do payroll, o relatório oficial de empregos dos Estados Unidos, usado como referência para as decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed). Em novembro, foram criadas 199 mil vagas de trabalho, acima do consenso de 157 mil, esperado por analistas consultados pela FactSet.
Nesta sexta, os índices acionários americanos fecharam no campo positivo. Nasdaq subiu 0,45%, enquanto Dow Jones e S&P 500 tiveram ganhos de 0,36% e 0,41%, respectivamente.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Segundo Greg Wilensky, head de Renda Fixa da Janus Henderson Investors, a criação de empregos foi ligeiramente mais forte do que o esperado pelo mercado. “Os dados recentes provavelmente levarão o Fed a pensar que as taxas de juros dificilmente serão cortadas tão rapidamente em 2024, como o mercado vinha precificando recentemente”, afirmou.
Na Bolsa brasileira, o dia foi positivo para as petroleiras, com Prio (PRIO3) entre os maiores ganhos do Ibovespa. O movimento acompanhou o avanço dos contratos futuros de petróleo, que fecharam em alta acima de 2% nesta sexta, interrompendo uma série de seis perdas consecutivas. Petrobras (PETR3;PETR4) e PetroReconcavo (RECV3) também se saíram bem, com ganhos acima de 3%.
Em contrapartida, as ações cíclicas, mais sensíveis ao ciclo econômico, sofreram no pregão, com a alta do DIs (Depósitos Interfinanceiros). Magazine Luiza (MGLU3) teve a maior perda da sessão, com desvalorização de 5,75%, seguida por Azul (AZUL4) e IRB (IRBR3). Casas Bahia (BHIA3) também ficou em baixa, recuando 3,77%.
A empresa anunciou nesta sexta que seu conselho de administração aprovou a alteração no tratamento das frações resultantes do grupamento de ações informado pela varejista no final de novembro. Veja mais detalhes nesta matéria.
Publicidade
Na quinta-feira (7), o Ibovespa encerrou a sessão em alta de 0,31%, aos 126.009,57 pontos, com suporte das ações da Vale (VALE3).
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade