Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha acima dos 126 mil pontos com ajuda da Vale

Investidores aguardam a divulgação do payroll dos Estados Unidos na sexta-feira (8)

Ibovespa hoje: índice fecha acima dos 126 mil pontos com ajuda da Vale
Índice Bovespa é o principal da Bolsa de Valores. (Foto: Envato Elements)

O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira (7), com apoio das ações da Vale (VALE3). A principal referência da B3 terminou o pregão em alta de 0,31%, aos 126.009,57 pontos, após oscilar entre máxima a 126.581,04 pontos e mínima a 125.565,53 pontos.

Nos Estados Unidos, todas as Bolsas de Nova York também encerraram no campo positivo. Nasdaq teve a maior alta, de 1,37%, enquanto Dow Jones e S&P 500 avançaram 0,18% e 0,80%, respectivamente. Investidores agora aguardam a divulgação do payroll, o relatório oficial de empregos do país. O indicador é um importante termômetro da atividade econômica norte-americana, sendo usado como referência para as decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed).

Na B3, o dia foi positivo para as ações da Vale (VALE3), de maior peso para a composição do Ibovespa. O movimentou ocorreu após o minério de ferro fechar em alta de 3,93%, cotado a 952 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 132,96, em Dalian, na China.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4), começaram a cair no final da tarde, acompanhando a desvalorização dos contratos futuros de petróleo pela sexta sessão seguida. A commodity sofre após a decepção com os cortes de produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+). Confira mais detalhes nesta matéria.

No destaque corporativo do dia, esteve o papel da Sabesp (SBSP3), que caiu, na esteira da aprovação do projeto de privatização da empresa pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O resultado da votação foi de 62 votos a favor contra um negativo. O processo de desestatização, no entanto, ainda deve ser discutido pela Câmara de São Paulo.

Liderando os ganhos do Ibovespa, os papéis do Grupo Soma (SOMA3) subiram mais de 5%. Na sequência estiveram Eztec (EZTC3) e Yduqs (YDUQ3) contrapartida, as ações da Engie (EGIE3) registram a maior baixa do índice, acompanhadas por Hypera (HYPE3) e Cielo (CIEL3).

Na quarta-feira (6), o Ibovespa encerrou a sessão em baixa de 1,01%, aos 125.622,65 pontos, em meio à forte desvalorização dos papéis de bancos.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.